Filme: O Terminal (Original: The Terminal).
Direção: Steven Spielberg. Produção: Laurie MacDonald, Walter F. Parkes e Steven Spielberg. País: EUA - Gênero: drama. Duração: 02 h 08 min. Ano: 2004.
A linguagem é um instrumento de comunicação e esta é a ação de tornar algo comum. Para que tenhamos sucesso ao nos comunicarmos é necessário que o emissor se faça entender pelo receptor. Para que isso ocorra, devemos escolher de forma adequada o tipo de linguagem, que poderá ser a verbal, não-verbal ou mista.
O filme “O Terminal” nos mostra a dificuldade de comunicação que o personagem Viktor Navorski, vivido pelo ator Tom Hanks, passa ao desembarcar no aeroporto de Nova York e a sua luta pela sobrevivência em um país cuja língua (código) o mesmo não domina.
Sem poder pisar em solo americano e nem retornar ao seu país de origem por ter seu visto negado em conseqüência do seu país ter sofrido um golpe de estado, Viktor passa a improvisar seus dias e noites no aeroporto tentando encontrar justificativa e solução para que sua situação seja resolvida. É justamente neste ambiente ao qual Viktor se encontra que podemos perceber a complexidade da linguagem e da comunicação.
Logo no início do filme percebemos como os símbolos também fazem parte da construção da comunicação, o que chamamos de linguagem não-verbal. O chefe de segurança do aeroporto, o Sr. Frank Dixon (Stanley Tucci), percebe que um grupo de chineses que se faziam passar por turistas rumo a Disney estava ilegal, pelo simples fato de não possuírem uma máquina fotográfica ou câmera filmadora.
A comunicação é mais que um ato de emitir e receber mensagem, para que essa interação ocorra a linguagem precisa estar contextualizada. Essa foi uma das principais barreiras que não permitiu que houvesse de fato a comunicação entre Viktor e os trabalhadores daquele terminal. Ele não conhecia o código dos nova-iorquinos e dos outros povos, nem eles dominavam e entendiam o código usado por Viktor, a exemplo do que ocorre na cena que o Sr. Frank Dixon o chama em sua sala e tenta informá-lo através de palavras a sua atual situação. Viktor não compreende a mensagem verbal e, portanto o processo da comunicação não se completa.
Em alguns momentos no filme foi utilizada, como estratégia por alguns personagens em seus diálogos, a comunicação mista, ou seja, o uso verbal e não-verbal da linguagem e mesmo assim essa comunicação se revelou falha, como na cena em que Viktor tenta avisar a aeromoça Amélia Warren (Catherine Zeta-Jones) que naquele local onde ela passava o chão estava molhado, indicando-lhe a placa de sinalização, constituída de palavras, símbolos e cores, a qual a aeromoça ignorava mesmo em passagens constantes por este aeroporto. O que concluímos é que o processo da comunicação deve possuir uma relação entre o emissor e receptor para que a mesma possa ser captada e compreendida.
Mas que um ato de transmitir, a comunicação é um ato de experimentar. Pois é através das experiências e vivências com o outro e com o mundo, que construímos relações e estabelecemos uma comunicação mais universal de imagem, gestos, símbolos e palavras.
SÉRGIO PAULO BORGES
RENATA REIS
FERNANDA MIRANDA
EVERSON COSTA
FABIANA CARINE SILVA
MARIANA GOUVEIA
ADRIANA FONTES
SÉRGIO PAULO BORGES
RENATA REIS
FERNANDA MIRANDA
EVERSON COSTA
FABIANA CARINE SILVA
MARIANA GOUVEIA
ADRIANA FONTES