“A Importância do Conhecimento Humanístico para a carreira do Administrador”


As Universidades, como um todo tem o objetivo de ajudar o estudante a obter o conhecimento específico e desempenhar de acordo com o seu aprendizado atividades proposta pelo curso. “Elas por grande parte são responsáveis pelo desenvolvimento econômico e tecnológico; devem dedicar-se à regulação e ao controle deste processo e tratar de assegurar o desenvolvimento humano”. (TEIXEIRA, 1964 apud BUSS; Reinert, 2009, p.218).
Atualmente, as Universidades têm como função preparar adequadamente os estudantes para o desempenho de determinadas atividades. Tendo em vista a função proposta, limita o estudante a ter uma visão critica e criativa para solucionar problemas com as constantes mudanças e desafios do mundo.
Só o conhecimento da verdade não constitui uma Universidade, mas sim a junção entre o técnico e o social. Sendo assim, só a formação técnica não basta. A formação do individuo depende da iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, responsabilidade social, abertura às mudanças e consciência da qualidade e implicações do seu exercício profissional.
Há uma grande necessidade de saber lidar com a inovação, em todos os aspectos, sabendo identificar oportunidades, com agilidade para aproveitamento da situação. É fundamental a preparação para interagir através de cursos direcionados, dinâmicas de grupo, adquirir mais e melhores conhecimentos dos seus companheiros de trabalho, monitorar e influir no clima organizacional nos fatores de estimulo e motivação, e na cultura organizacional através dos seus valores, hábitos e crenças.
Conclui-se que, o conhecimento técnico é importante sim para o profissional, mas não sozinho, é preciso ter o conhecimento humanístico para poder ser estruturado. As organizações necessitam de um profissional que tenha um conhecimento geral, que saiba interagir, que tenha uma visão crítica e também criativa. Só que para isso, é necessário o conhecimento amplo e a formação social, ou seja, a humanização do homem.


Bibliografia
BUSS, Ricardo Niehus e REINERT, José Nilson. O Humanismo na Formação do Administrador: caso UFSC Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v.14, n.1, p.217-234 mar.2009
BUSS, Ricardo; REINERT, José. O Humanismo na formação do administrador, 2008. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 217-234, mar. 2009.